UNESCO divulga mensagem sobre o Dia Mundial do Rádio

Tudo Rádio-Notícias do Rádio

Quinta-Feira, 08 de Fevereiro de 2018 @ 09:22


Brasília – Dia Mundial do Rádio é comemorado no dia 13 de fevereiro


A UNESCO divulgou nesta quarta-feira (7) a sua mensagem para comemorar o Dia Mundial do Rádio. O tema da edição de 2018 do Dia Mundial do Rádio é “Rádio e esporte”, para promover a relação inseparável entre esportes e gênero, e como a melhoria da igualdade de gênero na radiodifusão dos esportes pode produzir mais liberdade de expressão para todos.  


O dia 13 de fevereiro foi escolhido como o Dia Mundial do Rádio, pois foi nessa data, no ano de 1946, que começaram as emissões da Rádio das Nações Unidas. A UNESCO também convida todas as estações de rádio e todas as organizações de apoio para se juntar a ela nas celebrações do Dia Mundial do Rádio 2018, uma oportunidade para fortalecer a diversidade, a paz e o desenvolvimento por meio da radiodifusão dos esportes.


A diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, divulgou uma mensagem em homenagem ao Dia Mundial do Rádio. Confira abaixo a mensagem:


Mensagem de Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial do Rádio, 13 de fevereiro de 2018


Em 2018, a UNESCO está dedicando o Dia Mundial do Rádio ao tema “rádio e esportes”. 


O rádio é um poderoso meio para transmitir o entusiasmo dos eventos esportivos. É também um meio de transmitir os valores do jogo limpo, do trabalho em equipe e da equidade no esporte. 


O rádio pode ajudar a combater o racismo e os estereótipos xenófobos que são, infelizmente, expressos dentro e fora do campo. Ele permite a transmissão de uma enorme variedade de esportes tradicionais, muito além das equipes de elite. Permite ainda a oportunidade de estimular a diversidade como uma força de diálogo e tolerância. 


A luta pela igualdade de gênero é central nesse esforço. De acordo com o relatório do Projeto Global de Monitoramento de Mídia, apoiado pela UNESCO, apenas 4% do conteúdo esportivo na mídia são dedicados aos esportes com participação feminina. Apenas 12% das notícias esportivas são apresentadas por mulheres. A UNESCO está trabalhando para promover a cobertura dos esportes com participação das mulheres, a combater a discriminação de gênero nas ondas de rádio e a promover oportunidades iguais na mídia esportiva. A tarefa é imensa. 


No Dia Mundial do Rádio, que possamos nos mobilizar para fazer do rádio uma mídia cada vez mais independente e plural. Que nos unamos para celebrar o potencial do rádio esportivo na promoção do desenvolvimento e da paz.


Carlos Massaro


 


 

Voltar