TV UNIR é a nova afiliada da Rede Nacional de Comunicação Pública

TELA VIVA

23/09/2021, 18:45


 


POR REDAÇÃO



 


A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a TV UNIR, da Universidade Federal de Rondônia, assinaram na última terça-feira, dia 21/9 de setembro, o termo de afiliação da emissora à Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). A TV universitária, situada na capital Porto Velho, será a mais nova emissora a transmitir a programação da TV Brasil em sistema aberto de televisão para mais de 500 mil pessoas, por meio do canal 35.1.


O termo foi assinado na sede da EBC, em Brasília, e contou com a presença do Presidente da EBC, Glen Valente; do Diretor-Geral da EBC, Roni Baksys; da reitora da Universidade Federal de Rondônia, Marcele Pereira; e do assessor de Comunicação da UNIR, Sandro Colferai.


Criada em 2016, a TV UNIR produz conteúdos educativos, e, ao se juntar à RNCP, passará a exibir também a programação da TV Brasil. A EBC, gestora da Rede Nacional de Comunicação Pública, oferecerá suporte técnico profissional à infraestrutura de comunicação e transmissão da TV universitária, dando projeção nacional ao conteúdo produzido na região.


Para o presidente da EBC, Glen Valente, parcerias como essa agregam valor não só para a Empresa, mas também para todo o sistema público de comunicação: "O foco estratégico é a distribuição de conteúdo e informação e a expansão do sinal da TV Brasil". 


A reitora da Universidade Federal de Rondônia, Marcele Pereira, enfatizou que a cooperação representa um salto para a instituição, na medida em que será uma forma de imprimir a qualidade dos conteúdos EBC à programação da TV UNIR: "A expansão da TV possibilitará a popularização da ciência através de produções feitas pela única universidade federal do território, divulgando projetos de pesquisa, como as fazendas experimentais da UNIR, que levarão ao público a discussão sobre o agronegócio em Rondônia".


Rede Nacional de Comunicação Pública de TV 


Formada por 46 emissoras afiliadas e quatro emissoras próprias, a Rede tem o objetivo de difundir produções da TV Brasil e fortalecer a produção regional por meio do intercâmbio de conteúdo artístico e jornalístico. 


 


Para participar da RNCP, as emissoras firmam contratos e acordos de cooperação em que se comprometem a transmitir a programação da EBC, como a da TV Brasil que já conta com todos os recursos de acessibilidade, obrigatórios por lei, e a participarem de coberturas especiais. Em contrapartida, a EBC auxilia as emissoras em processos de outorga de canais, disponibiliza suporte técnico, capacitação e cessão de equipamentos.

Voltar