EBC lança edição especial do Festival de Música alusiva aos 100 anos de Rádio no Brasil

TUDO RÁDIO

Terça-Feira, 02 de agosto de 2022 @ 15:11


Brasília – Nesta edição, concurso expande abrangência e reúne Rádios MEC e Nacional


A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) lançou nesta segunda-feira (1º) a edição especial do Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil. O evento conta com inscrições gratuitas e tem o objetivo é valorizar a produção de artistas nacionais e revelar obras musicais inéditas. Nesta edição, o festival também terá a união da Rádio MEC, a Rádio Nacional e a Rádio Nacional do Alto Solimões, que abrem espaço nas suas programações para cantores, compositores e instrumentistas. 


Com a atuação conjunta das emissoras no concurso, as gravações concorrentes devem ter identificação com o perfil musical das emissoras públicas. Com novo formato, que contempla os eventos musicais consagrados já realizados pelas rádios geridas pela EBC, o Festival de 2022 vai premiar os vencedores em cinco categorias: música clássica, instrumental, infantil, popular e regional do Alto Solimões, restrita aos autores da região de Tabatinga (AM) e da Tríplice Fronteira.


Os interessados podem concorrer com até duas obras por categoria. A duração de cada produção deve ser de no máximo seis minutos para música popular, infantil e regional do Alto Solimões. Já as composições nas categorias música clássica e instrumental podem ter até dez minutos.


Os artistas têm até o dia 31 de agosto para garantir sua participação e devem preencher o formulário on-line e fazer upload do material solicitado no regulamento do Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil. Mais detalhes estão disponíveis no site do evento.


A seleção das músicas ganhadoras valoriza o voto popular. A participação do público por votação na internet considerada nas etapas do concurso definirá vários finalistas. A escolha das outras concorrentes fica a critério da Comissão Julgadora formada por personalidades de notório saber ou em atividade na área musical e profissionais da EBC.


As 15 músicas habilitadas para a final concorrem aos prêmios no programa especial que marca a decisão do festival. Os artistas vencedores terão o talento reconhecido com a entrega dos troféus de cada categoria.


Os ganhadores recebem os seguintes títulos: Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Clássica, Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Instrumental, Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Infantil, Prêmio Rádio Nacional de Melhor Música Popular e Prêmio Rádio Nacional do Alto Solimões de Melhor Música Regional.


Cronograma do Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil


01/08 – Abertura das inscrições (a partir de 18h)
01/08 a 31/08 – Período de inscrição
25/09 – Divulgação das músicas classificadas
25/09 a 10/10 – Período de veiculação das músicas classificadas
25/09 a 10/10 – Votação popular para definir semifinalistas nas emissoras
11/10 – Divulgação das músicas semifinalistas
11/10 a 04/11 – Período de veiculação das músicas semifinalistas
11/10 a 04/11 – Votação popular para definir uma música finalista por categoria
05/11 – Divulgação das músicas finalistas
05/11 a 06/12 – Período de veiculação das músicas finalistas
06/12 – Divulgação dos vencedores


Todos os direitos são reservados ao Portal tudoradio.com, conforme a lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita são permitidas, desde que contenham os devidos créditos ao Portal tudoradio.com.


 


Carlos Massaro

Voltar