Parceiros apresentam soluções para os setores do Agro, da indústria e de tecnologia com a implantação do 5G

MCOM

Banco do Brasil, Nokia, Padtec e Trópico são alguns dos expositores que participarão do seminário 5G.BR, em São Paulo


 


Publicado em 10/08/2022 17h13


 


O Seminário 5G.BR, nesta quinta-feira (11), em São Paulo, vai marcar a chegada da quinta geração da internet no Brasil e discutir o alcance da transformação na economia e nos setores produtivos. Promovido pelo Ministério das Comunicações (MCom), o evento contará com uma exposição de soluções para empresas e diversos setores da economia brasileira. De acordo com levantamento realizado pelo Ministério das Economia, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Deloitte Brasil, o mercado de soluções em 5G deve movimentar mais de R$ 101 bilhões nos próximos 10 anos para empresas e startups de tecnologia.


As empresas Padtec e Trópico apresentarão um conjunto de equipamentos que compõem as redes 5G. Desde as unidades de acesso rádio, unidades de comunicações ópticas e soluções de integração de software para o core da rede. As unidades rádio são responsáveis pela comunicação com os dispositivos móveis. As soluções de comunicação óptica através de componentes passivos (Mux/Demux, OADMs) e componentes ativos (transponders de alta capacidade, amplificadores ópticos e outros) podem ser empregadas desde as redes de acesso, agregação até o backbone das redes móveis, interligando os diferentes níveis da rede garantindo a banda necessária para os usuários finais.


O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Nokia, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Juganu Brasil apresentarão cases de uso da tecnologia 5G, como Internet das Coisas (IoT), Realidade aumentada, Internet Tátil, Metaverso, Veículo Elétrico Autônomo, luminária 5G, entre outras. Por sua vez, a empresa FS apresentará recursos em hologramas aos participantes do evento.


AGRONEGÓCIOS - Já o Espaço Banco do Brasil, no evento, contará com um ecossistema de soluções da instituição e de seus parceiros do agronegócio, mostrando a importância da conectividade no campo em toda a jornada do agricultor. Voltado para este público, a ConectarAgro, uma associação sem fins lucrativos, trará suas ações que têm o objetivo de expandir a conectividade no campo de forma a viabilizar a utilização de novas tecnologia, geração de dados e modelos analíticos, para otimizar os processos de produção.


O seminário ainda contará com outros expositores: Field Pro (empresa de inteligência climática e ciência de dados); John Deere (Máquinas conectadas e Operations Center, uma plataforma on-line, gratuita e colaborativa que reúne dados agronômicos e de máquinas para facilitar o gerenciamento das operações e a tomada de decisão dos agricultores); Mappiá (iniciativa para monitoramento de áreas cultivadas a partir da análise de imagens de satélites públicos); e a plataforma digital Broto, do Banco do Brasil e do BB Seguros (oferece, em um só lugar, tudo que o produtor precisa para expandir seus negócios, com soluções para todas as etapas da cadeia produtiva).


SEMINÁRIO – As inscrições para participação no Seminário 5G.BR estão abertas e podem ser realizadas pelo formulário disponível neste link. Além dos painéis, os presentes poderão conferir aplicações da tecnologia 5G e um espaço com exposição interativa. Haverá transmissão ao vivo dos painéis no canal do MCom no YouTube.


 


Saiba mais sobre o Seminário 5G.BR: https://www.gov.br/mcom/pt-br/5g.br

Voltar