Exclusivo: CBN, Antena 1 e Nativa FM avançam na corrida pela audiência FM de Campinas

Tudo Rádio-Notícias do Rádio

Terça-Feira, 16 de Maio de 2017 @ 07:44


Campinas - Band FM e Educadora FM continuam isoladas no topo do ranking. Nova FM também segue crescendo


O mercado campineiro também acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM local, com base na pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media. O FM de Campinas seguiu a tendência já observada em outras praças para o atual trimestre: viu um recuo na média de ouvintes por minuto em seu universo. Mesmo assim o rádio campineiro observou crescimentos nas médias de FMs de diferentes segmentos. Acompanhe (05h-00h/todos os dias e locais/trimestre fevereiro a abril de 2017):


Mudanças no “top 5”


Campinas segue promovendo situações “únicas” nas comparações com os cenários vistos na maioria dos mercados brasileiros. A cidade do interior paulista passou a contar com mais duas rádios de segmentos diferentes entre as FMs mais ouvidas, mercado que agora conta com emissoras bem diferentes entre si no chamado “top 5” no 05h-00h/todos os dias e locais. A CBN FM 99.1 (“all news”) avançou para o “top 3” e a Antena 1 FM 107.5 (adulto-contemporâneo) pulou para quarto geral.


Com isso, Campinas passa a contar com uma popular/eclética no topo do ranking (Band FM 106.7, que segue isolada nesta condição), Educadora FM 91.7 (também segue isolada na vice-liderança geral, projeto taxado de “jovem/pop”), CBN (jornalismo em FM), Antena 1 (grade musical e internacional, voltado ao público adulto-contemporâneo) e Rádio Laser FM 93.3 (fecha o “top 5” no 05h-00h, rádio popular com foco na música sertaneja).


Vale lembrar que as diferenças entre as médias das rádios CBN, Antena 1 e Rádio Laser continuam pequenas, possibilitando que o cenário de disputa siga acirrado nas próximas pesquisas.


Mais avanços


Duas emissoras que realizaram mudanças a partir do segundo semestre de 2016 continuam crescendo no ranking de audiência FM campineiro. A Nativa FM 89.3, que desde o final do ano passado passou a contar com uma ampliação de seu sinal na cidade, cravou a sua melhor marca em Campinas (na comparação com os números obtidos por ela nos últimos anos), pulando para sexto geral no 05h-00h (todos os dias e locais). 


A Nova FM 103.7, emissora que conta com um novo perfil de programação dentro do segmento adulto-contemporâneo, também cresceu de novo e acirrou a disputa por posições no 05h-00h (todos os dias e locais). A emissora está em oitavo geral e já supera a popular/eclética Cidade FM 92.5 no 05h-00h (todos os dias e locais), além de registrar o seu melhor índice de audiência na comparação com os números obtidos pela 103.7 FM nos últimos anos.


Dial FM cheio


Mais de 15 emissoras são medidas pela pesquisa do Kantar Ibope Media em Campinas. Mas vale lembrar que a praça está entre as regiões de maior acumulo de estações no dial FM, fato que pode ser conferido através do tudoradio.com: clique aqui para ver e ouvir a relação de emissoras captadas.


Daniel Starck


 


 

Voltar