Exclusivo: BH FM e Alvorada FM crescem no ranking de audiência em Belo Horizonte

Tudo Rádio-Notícias do Rádio

Sexta-Feira, 10 de Novembro de 2017 @ 07:46


Belo Horizonte - 98 FM também amplia a sua média e crava uma de suas melhores marcas no mercado mineiro


Belo Horizonte também acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM local, pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media. No geral, a média de ouvintes do universo FM da capital mineira recuou na comparação com a pesquisa anterior, mas o momento do rádio da Grande Belo Horizonte ainda é muito positivo, seguindo próximo da impressionante marca de 800 mil ouvintes por minuto em períodos gerais da pesquisa. Acompanhe os destaques (05h-00h/todos os dias e locais/FM+WEB/trimestre agosto a outubro de 2017):


Ignoraram a tendência de queda


A oscilação do meio FM mineiro foi pequena, muito porque emissoras de grande audiência continuam avançando na medição. Uma delas é a atual líder geral BH FM 102.1. A emissora cravou a sua melhor marca de audiência, se aproximando do expressivo número de 140 mil ouvintes por minuto em períodos como o 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB). Este é o melhor momento da BH FM em Belo Horizonte, seja pelo fato de manter a liderança geral, como também pelo volume médio obtido pela estação.


Também é destaque a nova variação positiva vista na média da Alvorada FM 94.9, emissora líder isolada no segmento adulto-contemporâneo na Grande Belo Horizonte. A emissora oscilou de forma positiva e cravou uma de suas melhores marcas de audiência na capital mineira. Está sozinha na quarta colocação geral nos principais períodos da pesquisa.


Rádio Itatiaia FM 95.7 (sozinha na vice-liderança e ainda acima de 120 mil ouvintes por minuto - o que a posiciona entre as maiores audiências médias do rádio brasileiro) e Liberdade FM 92.9 (terceiro geral) seguem isoladas em suas respectivas colocações no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB).


Mais destaques


Outro ponto positivo do meio FM foi a aproximação da 98 FM 98.3 em relação ao “top 5” da Grande Belo Horizonte. Na atual medição a rádio apresentou mais um avanço em sua média de audiência, ignorando também a tendência de queda vista no FM mineiro neste mês, se mantendo em sétimo geral. O mesmo vale para a Jovem Pan FM 99.1 (líder no jovem/pop), rádio que oscilou de forma positiva no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB), posicionada a frente da 107 FM 107.5 (emissora líder no gospel/religioso) em períodos com a medição WEB na soma.


A Antena 1 FM 105.1 também variou de forma positiva na pesquisa, se posicionando na oitava colocação geral 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB). Feliz FM 96.5, Transamérica Hits FM 88.7 e CDL FM 102.9 aparecem na sequência, relativamente próximas entre si. 


A novata Extra FM 103.9, que retornou recentemente ao dial mineiro, já está se aproximando do “top 10” nos principais períodos da medição.


Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.


Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 33 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.


 


Daniel Starck

Voltar