Associação de radiodifusão japonesa solicita ao governo o encerramento das transmissões em AM

Tudo Rádio - Notícias

Terça-Feira, 23 de Abril de 2019 @ 13:07


Carlos Massaro


São Paulo – Processo seria iniciado em algumas regiões do país de forma experimental


A Associação das Emissoras Comerciais do Japão (JBA) enviou um requerimento ao governo japonês para que seja liberado o processo de encerramento das transmissões em Ondas Médias (AM). A adaptação da outorga das rádios AM do Japão seria no modelo que está sendo realizado no Brasil atualmente.


Segundo informações que foram publicadas no site ZYDigital, caso o projeto seja aprovado, as emissoras AM continuariam transmitindo no espectro FM. Além disso, assim como no Brasil, o dial FM também teria a necessidade de ser estendido para abrigar as rádios AM.


No Japão, o dial FM vai de 76 FM a 90 FM. A intenção é estender a faixa até 95 FM, criando novos canais para a adaptação das frequências. Na Japão, a extensão do dial é chamada de Wide FM.


O dial estendido FM no Japão já é utilizado por várias emissoras. Desde o desligamento da TV analógica no país, em 2011, alguns canais foram distribuídos pelo governo japonês para emissoras AM realizarem transmissão de informações aos ouvintes em casos de tragédias no país e de programas para pessoas com problemas auditivos.


Segundo as informações, mais da metade das rádios AM do Japão já contam com essa transmissão em FM. No Brasil, até o início de abril, dos cerca de 1.620 pedidos de migração do AM para o FM, a Anatel já havia liberado mais de 1,2 mil canais sem a necessidade da faixa estendida. Cerca de 710 emissoras já funcionam na nova faixa.

Voltar