Hoje (13) é o Dia Mundial do Rádio e a campanha de 2020 a UNESCO celebra a diversidade no meio

Tudo Rádio - Dia Mundial do Rádio

Quinta-Feira, 13 de Fevereiro de 2020 @ 09:09


 


São Paulo - Data foi proclamada em 2011 pela UNESCO e adotado a partir de 2012 pela Assembleia Geral das Nações Unida. Em 2020 a campanha promove a diversidade em sua forma mais ampla


 


A UNESCO instituiu em 2011 que o dia 13 de fevereiro seja considerado com o Dia Mundial do Rádio. Este ano, o tema da data é “Rádio e Diversidade”, para realçar a capacidade deste meio de comunicação de promover a pluralidade e permitir que várias vozes possam interagir, ser representadas e ouvidas. 


O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, em sua mensagem ao Dia Mundial do Rádio, destacou o poder do Rádio de unir as pessoas e de “uma forma duradoura promover a diversidade e ajudar a construir um mundo mais pacífico e mais inclusivo”. O chefe da ONU ressaltou ainda que diante da evolução rápida da mídia, o Rádio tem um lugar especial em cada comunidade como uma fonte acessível de notícias vitais e de acesso à informação.


Para Guterres, o Rádio também é uma fonte de inovação pioneira na interação com o público, com conteúdo gerado pelos usuários, décadas antes de se tornar popular. O chefe da ONU ressaltou, ainda, que o Rádio oferece diversidade em seus formatos, línguas e entre os próprios radialistas. Para a diretora da Organização das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura, Unesco, Audrey Azoulay, a data deve celebrar o poder da Rádio “de refletir e promover a diversidade em todas as suas formas”.



Consumo


Segundo a UNESCO, o Rádio é um meio para celebrar a humanidade em toda a sua diversidade e constitui uma plataforma para o discurso democrático e continua sendo o mais consumido. Essa capacidade única de alcançar o público mais amplo significa que o Rádio pode moldar a experiência de diversidade de uma sociedade, permanecer como uma arena para todas as vozes falarem, serem representadas e ouvidas. 


O Rádio atualmente tem seu conteúdo distribuído em diversas plataformas. São diversas formas que o ouvinte pode ter acesso ao meio Rádio, como caixas de som inteligentes, smartphones, streaming, entre outros. 



 


Carlos Massaro

Voltar